EXPOSIÇÃO RIO MADEIRA – GIGANTE DA FLORESTA

No dia 29 de novembro, apresentei a abertura da exposição “Rio Madeira – O Gigante da Floresta” que aconteceu no Museu Nacional da República. O projeto surgiu da iniciativa do consórcio responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santa Antônio – a Santo Antônio Energia. A ideia original era registrar os saberes, os desejos e o modo de vida das populações ribeirinhas do rio Madeira. Dois artistas foram convidados para realizar essa tarefa: o artista plástico rondoniense Mikéliton Pereira e o cineasta Pedro Martinelli.

Desse registro foram produzidas fotografias que se transformaram em pinturas pelas mãos de Mikéliton e um documentário – Vozes do Madeira – dirigido por Martinelli. Agora, juntos, os artistas apresentam ao público brasileiro a maneira simples e digna, os valores e a as vivências do povo do rio Madeira.

Realizado no âmbito de uma ação sociocultural desenvolvida na região, com a visão de que é com base na educação e em cultura que se desenvolve um país, ao difundir a cultura local, retratando os hábitos e os valores regionais, o projeto Rio Madeira – Gigante da Floresta, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

No fundo, a grandeza do rio Madeira está nas “vozes” da população que se fazem ecoar na simplicidade do seu cotidiano e na riqueza de suas tradições.

Serviço:

Exposição “Rio Madeira – Gigante da Floresta”

Local: Museu Nacional da República. Brasília/DF.

Data: de 30 de novembro a 18 de dezembro de 2011.

Horário: terça a domingo das 09h às 18h30.

Entrada Franca