SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DIRETIVAS WEEE e RoHS

Nesta terça-feira (08) apresentei o Seminário Internacional sobre Diretivas WEEE e RoHS, que aconteceu no auditório da Anvisa. O evento foi promovido através da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo foi discutir a adequação dos processos e produtos às Diretivas RoHS e WEEE, e assim, identificar regulamentos, experiências e práticas nacionais e européias bem sucedidas e adaptáveis ao contexto brasileiro.

O seminário foi dirigido aos representantes das associações industriais, aos fabricantes de equipamentos médicos, às federações de indústrias estaduais, vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de universidades, institutos de ciências e tecnologia e de pesquisa.

Saiba mais

As diretivas WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment) e RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) tratam das restrições e prazos para a fabricação, comercialização/importação e uso pela comunidade européia de produtos que contenham determinadas substâncias nocivas.

O atendimento a essas diretivas implicam em questões que afetam desde os insumos para a produção, fabricação, comercialização e distribuição dos produtos, até a prestação de serviços e utilização pelos usuários. E o assunto tem sido discutido nos mais diversos fóruns internacionais.