SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO COMPARADA E NOVAS ABORDAGENS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Carlos Brant Jr durante o Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. Ontem (19), conduzi o Seminário Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente. O evento, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aconteceu no auditório da Capes em Brasília/DF e contou com, aproximadamente, 200 participantes.

Durante o seminário, foi lançada a versão traduzida em português do livro “Educação Comparada: panorama internacional e perspectivas”, organizado por Robert Cowen, da Universidade de Londres, e Andreas Kazamias, da Universidade de Wisconsin-Madison.

Internacional Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente

O seminário teve como objetivo promover a educação comparada como aliada no atendimento às necessidades do aperfeiçoamento de professores da educação básica. O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, revelou a satisfação por parte da agência em promover o encontro. “A Capes é uma caloura em relação à educação básica. Tivemos resultados muito positivos com a pós-graduação, mas, de fato, o grande desafio brasileiro é a educação básica. Assumimos mais essa missão em 2007 e, poucos anos depois, temos inúmeros projetos em andamento que colocam juntas a pós-graduação, a graduação e a educação básica”.

O representante da Unesco no Brasil, Lucien André Muñoz, complementou dizendo que o seminário é uma grande oportunidade para momentos de reflexão sobre um tema de alta prioridade para o Brasil – a formação dos professores. “Tenho certeza que quanto mais eventos como o de hoje se multiplicarem pelo Brasil, tanto mais o país estará preparado para enfrentar desafios futuros na área de educação”.

Fonte: CCS/Capes