III CONGRESSO INTERNACIONAL SOFTWARE LIVRE E GOVERNO ELETRÔNICO – CONSEGI/2010

Carlos Brant Jr.

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto atuei no III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – CONSEGI/2010. O evento foi uma realização da ESAF e do Ministério da Fazenda, e aconteceu na sede da Escola de Administração Fazendária.

Cerca de cinco mil pessoas participaram do CONSEGI/2010, que teve como tema a Computação em Nuvem (Cloud Computing). Termo que representa um novo paradigma na área de TI, buscando tornar mais eficiente o uso de um conjunto de computadores, não necessariamente localizados no mesmo espaço físico. Com isso, cria-se uma nova estrutura lógica que representa o poder computacional destas várias máquinas operando juntas e que podem ser utilizadas em partes, divididas entre sua capacidade de processamento, memória ou armazenamento.

A Coreia do Sul foi o país focal do CONSEGI/2010, pois se destacou dos demais pelos níveis de cooperação dentro da realidade brasileira com foco em iniciativas de Computação em Nuvem e Software Livre dentro dos ambientes de tecnologia na iniciativa privada e pública.

Mais informações e detalhes a respeito do CONSEGI/2010 podem ser obtidas através do site http://consegi.gov.br