SEMINÁRIO DA REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO – RBPG

Carlos Brant Jr.

Fotos: Anna Carolina

Nos dias 26 e 27 de abril apresentei o Seminário da Revista Brasileira de Pós-Graduação – A Capes e os Novos Paradigmas da Comunicação Científica.

O evento foi realizado no Auditório da Capes – MEC, e contou com a participação de vários palestrantes, nacionais e internacionais, que trataram de temas como: Mutações previsíveis na ciência e na tecnologia; Tendências para periódicos e revistas de divulgação científica; Bases teóricas para a estruturação de artigo internacional; entre outros.

Palestrantes de Cuba (Julio Castro), Estados Unidos (Thomas Maack), Venezuela (Hebe Vessuri) e França (Pierre Jaisson) trouxeram experiências na área de comunicação científica desenvolvidas em seus países.

A editora da RBPG, professora Isabel Canto, foi a organizadora do Seminário que contou com a presença do presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, que participou das conduções dos trabalhos nos dois dias de evento.

Especialistas brasileiros de diversas áreas do conhecimento proporam novos modelos e um fortalecimento nas publicações científicas do país.

Um dos objetivos foi realizar uma aproximação da agenda de inovação na disseminação da ciência brasileira, e com isso, sinalizar para a valorização de novos vetores de expressão do conhecimento científico nacional.

Os materiais publicados durante o Seminário da RBPG estão disponíveis no portal da Capes. http://www.capes.gov.br